CMV: Custo de mercadoria vendida.
Sell in: Venda do fabricante, da indústria, disponibilizando os produtos e serviços para o canal – distribuidor ou varejista. É o tipo de negociação em que é o produto/serviços é oferecido ao intermediário e eles fazem a venda para o cliente final. É conhecido como B2B – sigla para Business to Business, ou seja, empresas que vendem para o consumidor final.
Sell out: Está ligado ao sell in, é o passo seguinte da venda, a entrega ao cliente final. Conhecido como B2C – sigla para Business to Consumer, empresas que vendem para os clientes. Além de ajustar os interesses de cada um dos agentes da cadeia de suprimentos, esse indicador favorece a competitividade, porque gera um compromisso de todos contra as oscilações entre falta e excesso de estoque. Sell out é o nome do conceito desenvolvido para medir as vendas do varejista para o consumidor.
Same store sale: Quando as vendas aumentaram ou diminuíram em relação às mesmas lojas do período anterior. Observe que trata-se de vendas nas mesmas lojas, portanto vendas em novas lojas não entram na conta. Este indicador é importante pois mostra ganho de produtividade na empresa.
Ship from store: é um processo de atendimento que transforma a loja física em um ponto de distribuição utilizando o estoque local para atender pedidos online. É quando o cliente faz um pedido online, o mesmo é processado e direcionado ao centro de distribuição. Por conseguinte, o cliente pode optar por receber em casa ou buscar o produto em uma loja mais próxima a ele.
Pick up in store: É um processo de atendimento o qual os lojistas utilizam o estoque das lojas físicas para atender pedidos online. Ou seja, ao invés dos centros de distribuição cumprirem a ordem do pedido, as próprias lojas atuam como fonte do estoque.
Markdown: É um termo muito utilizado pelo varejo norte-americano e aplicado em muitas empresas nacionais. Porém o termo mais conhecido no Brasil ainda é o Markup. Mas qual a diferença entre os dois? Markup é margem sobre o custo, já Markdown é a margem sobre a venda. O Lucro, como já sabemos, sempre foi calculado sobre o valor de venda, nunca existiu lucro sobre custo, pois a utilização do Markup não permite encontrarmos o valor dos impostos da venda, o custo operacional e principalmente o lucro.
Omnichannel: O termo vem da união da palavra em latim “omni”, que significa “todos”, à palavra em inglês “channel”, que significa “canal”. Nesse contexto, seria canal de venda, ou uma tradução bem literal: “presente em todos os canais”. Uma empresa varejista Omnichannel é aquela que opera em todos os canais de vendas disponíveis: loja física, comércio eletrônico, mídias sociais, aplicativos, lojas temporárias etc. Com a expansão do uso dos smartphones, uma outra interpretação possível para Omnichannel seria “eu canal”, ou seja, os clientes com seus dispositivos móveis se tornam o próprio canal, como veremos na definição de Seamless, em breve.
NPS – Net Promoter Score: Métrica de lealdade e satisfação do cliente à empresa.
Retailtainment: A palavra Retailtainment vem da união de duas palavras em inglês: retail = varejo e entertainment = entretenimento, ou seja, significa varejo com entretenimento. Trata-se de uma técnica de atração de clientes usada há muitos anos, mas que tem ganhado muita força nos últimos anos, devido à intensificação da concorrência no varejo físico, principalmente com o comércio eletrônico. Quanto mais tempo o cliente permanece no interior da loja, maiores são as chances de consumo.
Seamless: A tradução literal do inglês para Seamless é “sem costura”, mas seu significado quando aplicado ao contexto varejista é mais abrangente e tem relação direta com a atuação em múltiplos canais ou omnichannel. Uma operação Seamless é aquela em que o cliente navega e transaciona em todos os canais do varejista de maneira intuitiva, sem nenhum tipo de barreira ou dificuldade. Por exemplo: realiza a compra no site e retira na loja física; realiza a compra no site e troca o produto em uma loja ou operação temporária; realiza a compra na loja física e recebe suporte técnico por chat; e assim por diante.
SKU: SKU é a sigla em inglês para “Stock Keeping Unit” que significa Unidade de Manutenção de Estoque. No varejo, o SKU é o “número de identidade do produto”, ou seja, seu código identificador único utilizado para controle do estoque. Os códigos SKU são usados para identificação exata de qual o produto foi vendido, entregue ou trocado. É a referência de cada item que permite sua distinção entre outros artigos e deve considerar todas as suas especificações, como dimensões, peso, cor, etc.