Sustentabilidade

Nossa Trajetória ESG

A Track&Field está reforçando cada vez mais seu planejamento estratégico relacionado a questões Ambientais, Sociais e de Governança, e conta com um time dedicado a estruturar e conduzir essa agenda prioritária para a companhia. Em agosto de 2021, pela primeira vez, consolidamos em uma publicação as iniciativas que marcam nossa Trajetória ESG – a qual você pode conferir aqui. Desde então, avançamos em diversas frentes. Desta forma, apresentamos abaixo destaques e atualizações recentes em cada um dos temas.

 

Ambiental

Dentro desse processo de construção, temos trabalhado para conhecer os impactos ambientais de nossas operações. Como um primeiro passo, demos início a um mapeamento de impactos que contempla as emissões de gases de efeito estufa (em processo), consumo de água e geração de resíduos, em nossas operações.

No que diz respeito ao consumo de água, ao longo de 2021 nossas operações (sede administrativa, centro de distribuição, lojas próprias e franquias, e produção própria) consumiram cerca de 20.522 m³ de água. Além disso, a estamparia digital, implementada para reduzir o consumo de água envolvido na serigrafia, foi uma das inovações tecnológicas adotadas pela companhia.

Assim, as camisetas utilizadas em alguns eventos são estampadas por meio de uma impressora digital, em um processo que dispensa totalmente o uso de água – sem necessidade de pré-tratamento, vapor ou lavagem.

Em relação aos resíduos, em 2021 nossas operações próprias geraram cerca de 2.034 toneladas de materiais recicláveis, resíduo têxtil e orgânico, que receberam destinação adequada, como reciclagem ou aterro. Em nosso centro de distribuição, temos uma iniciativa de reaproveitamento de caixas usadas na cadeia de fornecimento, ampliando sua vida útil – e quando já não podem mais ser reutilizadas, seguem para reciclagem. Confira na tabela a seguir os tipos de resíduos mapeados e suas respectivas destinações:

Tipo de Resíduo Volume (ton) Destinação
Recicláveis (plástico, papel e papelão) 62,52 Reciclagem: 55%
Coleta Municipal: 45%
Lixo Comum 1.875,47 Coleta Municipal: 100%
Têxtil (pré-produção) 96 Vendido localmente

Para contribuir com a redução do uso de plásticos nas embalagens para o consumidor final, em 2021 lançamos de forma piloto na Experience Store, no Shopping Iguatemi São Paulo, sacolas de papel e substituímos os sacos de plástico de proteção individual por papel seda. A partir de agosto implementaremos estas iniciativas para todas as nossas 310 lojas (próprias e franquias). Além disso, no momento da integração de novos colaboradores corporativos, entregamos um dos nossos modelos de garrafas para incentivar a eliminação do uso de copos plásticos. Já no circuito de corridas promovido pela marca, em 2022, substituímos os copos de água entregues aos corredores, por latas de alumínio, unindo a necessidade do consumo de água mineral com a redução de impacto ambiental, já que a embalagem é 100% reciclável.

Em 2021 produzimos cerca de 6 milhões de peças, que foram enviadas às nossas 298 lojas no Brasil. Desse volume total, 77% foram produzidas no Brasil. A Track&Field tem como premissa não incinerar peças não vendidas. Por isso, elas seguem o fluxo de remarcação/outlet e, quando mesmo assim não são vendidas, seguem para um bazar interno exclusivo para colaboradores.

Social

Conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável é a nossa missão.  Para que nossos colaboradores possam praticá-la, contamos com o TFTeam Club. A iniciativa consiste em parcerias, eventos e benefícios que proporcionem bem-estar e envolvam os pilares de saúde física e mental. Confira abaixo alguns exemplos de ações que temos hoje:

Por meio de nosso Código de Ética, estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades e o tratamento justo para todos. Não toleramos qualquer tipo de discriminação ou conduta contrária aos direitos humanos, e quaisquer ocorrências (tanto em nossas operações, quanto em nossa cadeia de fornecimento) podem ser reportadas por meio da nossa Linha Ética, um canal independente administrado pela KPMG, através do site: www.linhaetica.com.br/etica/tf, por e-mail linhaeticatf@linhaetica.com.br ou pelo telefone: 0800-713-0050. Também oferecemos internamente, em casos emergenciais, um serviço de apoio e orientação social e psicológica aos colaboradores.

Em 2021, iniciamos um processo de diagnóstico interno para ter mais clareza do cenário de diversidade dentro de nossas operações. Nosso primeiro passo foi a realização de um censo interno, para conhecermos melhor o perfil dos nossos colaboradores e, diante disso, temos investido em treinamentos e palestras sobre o tema diversidade e inclusão, com o objetivo de sensibilizar nossos colaboradores para o tema. Confira abaixo a tabela completa de cargos por raça, mapeados no censo realizado em fevereiro de 2022.

Cargo Brancos  Pretos/Pardos Amarelos  Indígenas
Diretoria Executiva 100% 0% 0% 0%
Heads 88% 0% 13% 0%
Gerentes 68% 32% 0% 0%
Coordenador/Supervisor 77% 11% 11% 0%
Especialista 63% 38% 0% 0%
Administrativo 54% 43% 3% 0%
Técnico 42% 58% 0% 0%
Operacional 44% 52% 3% 1%
Estagiário 88% 13% 0% 0%
Jovem Aprendiz 29% 71% 0% 0%
Outros* 51% 45% 2% 2%

*Cargos administrativos e operacionais com menos de 3 colaboradores por função.
** Base de dados: censo interno aplicado em fevereiro/2022

Além disso, as mulheres representam 77% do nosso quadro de colaboradores, ocupando a maior parte dos cargos de liderança. Os cargos de heads e gerentes, são ocupados por 78% e 76% de mulheres, respectivamente. Confira abaixo a quebra de cargos por gênero em nossa companhia.

Cargo Feminino   Masculino 
Conselho de Administração 17% 83%
Diretoria Executiva 0% 100%
Heads 78% 22%
Gerentes 76% 24%
Coordenador/Supervisor 65% 35%
Especialista 41% 59%
Administrativo 64% 36%
Técnico 39% 61%
Operacional 44% 52%
Estagiário 83% 17%
Jovem Aprendiz 75% 25%

*Base da dados: folha de pagamento Dez/21

Nossas práticas de remuneração e benefícios estão alinhadas à legislação, aos acordos de negociação coletiva e às práticas de mercado. No que diz respeito a benefícios, todos os nossos colaboradores diretos contam com assistência médica; assistência odontológica; vale refeição; vale transporte; participação nos lucros e resultados; e têm direito a 30 dias de férias, 120 dias de licença maternidade ou 5 dias de licença paternidade, em linha com a legislação nacional. Além de 50% de desconto nas peças de vestuário e 20% desconto nos acessórios, para colaboradores diretos; e na participação nas corridas promovidas pela TF Sports, a entrega de kit gratuito e desconto para os dependentes.

 

Governança

Contamos com um Comitê de Sustentabilidade, formado por Alberto Dominguez Von Ihering Azevedo (coordenador do Comitê de Sustentabilidade, sócio-fundador e membro do Conselho de Administração), José Vicente Marino (presidente do Conselho de Administração) e José Aparecido Favilla (especialista têxtil). O principal objetivo do Comitê é o de acompanhar a evolução da agenda de ESG na companhia. Além disso, mantém o Conselho de Administração informado de suas atividades por meio de reportes, apreciados nas reuniões, e submete à aprovação as matérias que sejam de competência desse órgão.

Para mais informações sobre nossas iniciativas ESG, entre em contato pelo e-mail esg@tf.com.br.

Nenhum arquivo para o ano selecionado.