Com força do digital, não há razão para perder venda com lockdown, diz Track&Field

26 de março de 2021

Com força do digital, não há razão para perder venda com lockdown, diz Track&Field

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/03/23/com-forca-do-digital-nao-ha-razao-para-perder-venda-com-lockdown-diz-trackandfield.ghtml

Por Adriana Mattos, Valor — São Paulo

23/03/2021 13h46

O comando da Track&Filed, rede de roupas esportivas, disse nesta terça-feira (23), em teleconferência com analistas, que os resultados do quarto trimestre vieram positivos, apontando recuperação mais acelerada nas vendas, em relação aos trimestres anteriores, e ressaltando que em janeiro e fevereiro essa tendência foi mantida.

A empresa informou ainda que, apesar do fechamento das lojas em março, após a adoção de lockdown em diversos Estados, esse desempenho do primeiro bimestre terá efeito positivo nos números do começo do ano. Mas a companhia não fez projeções de performance de janeiro a março versus o mesmo período do ano anterior.

“O quarto trimestre vinha com lojas crescendo sem afetar desempenho do on-line bastante acelerado, o que mostra a força do digital, e esse movimento se manteve”, disse Frederico Wagner, fundador da empresa e membro do conselho de administração.

As vendas on-line cresceram 227,1% de outubro a dezembro, como resultado de mudanças de hábito na pandemia e aprimoramento da integração dos canais, disse a rede.

Segundo Wagner, a diferença, agora, no cenário de lojas físicas fechadas, será como as empresas vão alcançar seus resultados durante esse período, uma vez que os projetos para o on-line já estão implementados e é esperado que as companhias usem da experiência adquirida em 2020 na operação digital.

“A comparação, agora, não vai ser mais de reabertura, em 2021, versus a reabertura das lojas em 2020. Mas será [de desempenho no] fechamento versus fechamento”, disse Wagner.

“Nessa segunda onda de fechamento, em 3 dias já tínhamos plano [de contenção de crise]. Em 2020, foi algo que levou três semanas, estamos em melhores condições para administrar essa situação, hoje”, afirmou. A maioria das lojas da rede, com 262 pontos no país, estão em shoppings.

A Track&Field não mencionou, aos analistas, uma previsão de aberturas em 2021, mas manterá o ritmo um pouco mais acelerado que 2020, quando inaugurou 35 pontos.

Preços cheios 

A empresa informou também que operou com preços cheios, no período anterior ao atual fechamento, o que deve ajudar na margem da companhia neste ano.

O comando da rede ainda esclareceu que não tem planos, neste momento, de migração do nível dois de governança na bolsa para o Novo Mercado (NM), o patamar mais elevado. E ressaltou que segue praticamente todas as exigências do NM, com exceção da definição do direito de “dual share”.

Nesse caso, suas duas classes de ações, ON e PN, têm direito a um voto, mas as preferenciais têm um direito econômico 10 vezes maior que o das ações ordinárias. Isso significa que elas recebem 10 vezes mais dividendos. Isso permite manter o poder de decisão com os três fundadores.

A receita líquida da empresa totalizou R$ 121,5 milhões no quarto trimestre, alta de 34,4%. O lucro líquido atingiu R$ 20,9 milhões, queda de 26,5% sobre o ano anterior.